Educação Ambiental no CLAT 2º ao 5º ano

Projeto incentiva a consciência ecológica e aprimora o conhecimento dos alunos em Ciências

 

Mesmo sendo muito bem abordados nas aulas, a gente percebe uma diferença na aprendizagem dos conteúdos de Ciências, quando os alunos têm a oportunidade de estudá-los em contato direto com a natureza. Além de conhecimento e de vivências significativas, eles adquirem uma consciência afetiva, de zelo, preservação, proteção e incentivo ao consumo racional dos recursos naturais. 

Por esse motivo é que o CCI realiza o projeto ambiental no CLAT, cujo trabalho pedagógico é adaptado à faixa etária e ao conteúdo das séries. No 1º semestre de 2019, as turmas do 2º ao 5º ano abriram a temporada de atividades ecológicas, sob o comando do Biólogo Francisco Sales. Nesse ambiente natural, as crianças aperfeiçoaram o que estudaram em sala.

No 2º ano, os alunos revisaram as partes das plantas e conheceram os habitats dos seres vivos, durante a trilha na mata de galeria (vegetação que circunda o leito do rio, formando uma espécie de “túnel”). A comida típica da região, somada à variedade de frutas e verduras cultivadas no local, proporcionou uma reflexão sobre a importância da alimentação saudável à nossa saúde. 

Já no 3º ano, a caminhada na trilha sombreada, ou mata nativa, esclareceu uma das coisas fantásticas que acontece na natureza - o fluxo de energia entre os seres vivos, na dinâmica das cadeias alimentares. Aproveitando a ocasião, no alto do Mirante, as turmas ainda relembraram os pontos cardeais e exercitaram a localização conforme pontos de referência.  

Com o 4º ano, a equipe de educadores reviu o ciclo da água às margens do Rio Alagado, possibilitou uma divertida escavação, em alusão aos fósseis, e realizou o plantio de sementes e mudas no Viveiro do CLAT. A ação objetivou reforçar a necessidade do reflorestamento, uma vez que tantas áreas florestais encontram-se devastadas pelo desmatamento, erosão e assoreamento.  

Por fim, os estudantes do 5º ano montaram um esquema na mata do Cerrado para entender como o solo influencia o processo de fotossíntese. Também no Mirante, eles observaram a paisagem e conheceram uma fonte alternativa de energia solar. Essa opção sustentável beneficia o meio ambiente, que pode “respirar aliviado” com a redução de gases do efeito estufa. 

 

Por Francianne de Fátima?

http://www.portalcci.com.br/Noticia/Visualizar/1065-educacao-ambiental-no-clat-2o-ao-5o-ano?

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